quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Corrupção, O fruto mais indômito da Democracia


Capitulo 1

Estado democrático de defeito


Já começo esta dissertação com um infame trocadilho. Talvez alguns pensem, “Do que este cara tá falando?”, ou, “ Quem é Leonardo José?”, ou ainda, “quem ele pensa que é?”. Sou um recifense de nascença, filho de um lavador de carros que hoje é funcionário público, com uma doméstica que hoje é uma dona de casa. Agora outros vão perguntar, “O que isso tem a ver com o titulo deste texto?”. Nada, só queria me apresentar, afinal, é o que manda a boa regra de etiqueta. Mas, voltando ao nada empolgante assunto.
A democracia tem origem mais antiga do que muitos pensam. Ela vem da Atenas Clássica. O próprio termo Democracia vem das palavras demo (povo) + kratos (poder). Mas, será que o “Demo” está mesmo com o “Kratos”?
Para sermos mais produtivos, e compreendidos mais facilmente, vamos escolher um país com democracia consolidada. Não sei... me deixem pensar... que país poderia ser...? Brasil! É isso aí, vamos falar da democracia no Brasil que foi restabelecida a mais ou menos 30 anos.
O que, no Brasil, podemos associar ao meu trocadilho do inicio?
Alguns princípios básicos da democracia são que todos os homens são iguais perante a lei, tem os mesmo direitos e deveres e que o estado deve assegurar a todo cidadão, acesso a saúde, educação, segurança, liberdade religiosa e de pensamento e meios para que do seu trabalho, possa garantir proventos para si e sua família. Há, quase esqueci que na democracia, é imprescindível que todo cidadão tenha direito a escolha de seus representantes, para que os mesmos defendam seus direitos e lhes garantam os benefícios acima citados.
Diante do exposto, será que a nossa nação pode de fato, pode se considerar uma democracia? É claro que sim, vivemos sim numa democracia. Mas, agora o meu trocadilho vai começar a fazer sentido. Nossa democracia nada mais é que, um Estado democrático de defeito, onde temos leis que nem todos cumprem, temos liberdade de escolha de nossos representantes, porem partidos políticos definem vagas nos legislativos municipais, estaduais e federais por força de suas legendas, e nossas garantias legais são constantemente desrespeitadas.
Agora, quem é o culpado, por fazer de um regime tão perfeito em sua essência, que é a democracia, num quase fracasso? A CORRUPÇÃO.
Nos próximos textos, falaremos porque a corrupção é tão nociva, como ela interfere em nosso cotidiano e como derrotá-la.

2 comentários:

  1. Parabéns Leonardo pela iniciativa, siga em frente,é bom trazer a tona assuntos como estes, que na maioria das vezes não damos importância por acharmos que não interfere em nossas vidas, mas tudo que trata da organização política de um povo, interfere diretamente em nossa vidas e temos o dever de estarmos cientes disto.
    A titulo de sugestão, reveja a cor do texto nas próximas postagens, pois a cor vermelha ofusca a leitura.
    Um forte abraço e sucesso.
    Edvam Silva - Pelo Sport tudo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Edvam, pelo seu comentário. Sua sugestão será atendida e nas próximas publicações, vou alterar a cor do texto.

    ResponderExcluir